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quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Avanços na tecnologia de Miolos Espumados


Sequencia da postagem anterior ...

Tradução livre da entrevista preliminar ao Encontro de Hamburgo
por Joe Diesendruck, Eng. 

Homenagem ao Ing. Wolfgang Unger por seu pioneirismo e visão técnica.


Na Conferencia Internacional sobre Inovações em Compósitos para Cabines Aeronáuticas e Materiais Leves, um dos tópicos a ser discutido será sobre os avanços que estão sendo conseguidos na tecnologia de Miolos Espumados.


Dr.-Ing. Yves Klett, Lider do “Grupo de Sanduiche” do Instituto de Desenho aeronáutico da Univeridade de Stuttgart e o Dr.-Ing. Gregor Endres, Engenheiro de Pesquisa no grupo de Inovações  da Airbus manterão um Workshop Interativo que irá contrastar e comparar as 2 principais tendências – miolos espumados ou miolos tipo “sanduíche”. Veja abaixo a entrevista prévia que concederam.

IQPC: Reduzir peso sem reduzir o conforto é tido como sendo o desafio-chave em se tratando de projeto de cabines de aviões. Vocês concordam? E o que pensam sobre o aumento do uso de compósitos nas cabines ser a melhor maneira de alcançar esse objetivo?

IK: com certeza – não há outro caminho a seguir ! enquanto as soluções já aprovadas são objeto de constante otimização, novos paradigmas construtivos e maior integração funcional  agora podem ser conseguidos usando tecnologia de ponta aportada pelos compósitos.

GE:  Eu, de modo geral, concordo.  Especialmente, no caso da acústica, em que a redução de peso gera um grande impacto no nível de ruído dentro da cabine. Assim, reduzir peso com melhoria do conforto é realmente um desafio. O aumento de utilização de compósitos ajuda na redução do peso total. Por outro lado, a parte da redução pode vir a ser usada na melhoria do conforto da cabine se integrada com elementos ativos de cancelamento de ruídos ou tratamentos de isolamento térmicos.

IQPC:  Com referencia aos benefícios provenientes do uso de materiais leves – vocês acham que esses materiais se pagam?

YK:  Considerando que o negócio de linhas aéreas ser um negócio de margens muito apertadas, o custo é fator crucial e soluções mais caras tem que produzir benefícios substanciais.  Uma das maneiras de se obter esses benefícios é trabalhar com um sistema de design leve.

GE:  é o mesmo com todos os materiais; usados da forma correta no lugar correto, eles se pagam. Forçar situações de uso em certas aplicações sempre gerará desvantagens.

IQPC: Como se pode maximizar o conforto dos passageiros com um espaço mínimo. Pode mesmo o conforto dos passageiros ser melhorado mediante o uso de compósitos.

YK: enquanto levarmos em consideração que a experiência do usuário é o resultado da  complexa interação de uma multitude de fatores, o uso de composites pode ajudar a economizar espaço – isso se a engenharia de produto cuidar para tirar o máximo proveito dos materiais – por ex. usando um critério consequente de  “fiber-fair design”.

GE:  A tecnologia de compósitos é uma enorme gama de tecnologia de materiais. Especialmente, ”estruturas híbridas” tais como sanduíches com os muitos matérias de miolo disponíveis podem ajudar a melhorar o conforto do passageiro.

IQPC: Aonde vocês vêm os desenvolvimentos mais interessantes no campo de tecnologia de compósitos e processos de produção?

YK: Entre outros, na produção automatizada de peças compósitas utilizando tecnologia de preforma e o desenvolvimento de novos miolos tipo “sanduiche” com perfís que contem interessantes propriedades.
  
GE: Uma das áreas aonde esperamos obter grandes resultados sem duvida são nos “sanduíches”. A enorme gama de materiais miolo, com suas propriedades específicas aliadas às técnicas de fabrico, por ex: as técnicas de infusão prometem muito. Assim também,  novas técnicas de reforço de espumas combinando tolerancia a danos e propriedades de isolação integradas ao design das partes.

IQPC: Como diferenciam seus trabalhos dos de outras tecnologias competitivas?

YK: O objetivo de nosso desenvolvimento de miolos inovadores tipo sanduíche é o de criar novas opções de design integrativo leve, especialmente na área de aplicações multifuncionais e soluções complexas customizadas usando o tipo sanduíche. Com nossa experiência única compreendendo da etapa de design até ao ciclo de fabricação, podemos fazer em casa e testar rapidamente novos protótipos.

IQPC: Finalmente, qual é sua maior expectativa quanto ao evento deste ano?

YK: A possibilidade de fazer network com experts, fabricantes e usuários finais e a oportunidade de introduzir novas ideias e discutir novos caminhos e estratégias para que o estado-da-artes e mostre ainda melhor.

GE: concordo, em especial pelas novas tecnologias e ideias para darmos o passo além em construções aeronáuticas.


De parte da ECO-WOLF, Inc. apresentamos abaixo painéis desenvolvidos na década passada pelo Ing. Wolfgang Unger e que incorporam vários detalhes aqui abordados, a saber:


Fig. 1 – Painel com miolo espumado e manta estrutural em fibra e aço











Fig. 2 – Painel para divisória ultraleve, autoportante, com miolo de cartão corrugado 






Obrigado pelo continuado interesse e atenção - estamos sempre à disposição para discutir o seu projeto especifico.






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