Sequencia da postagem anterior ...
Tradução livre da entrevista preliminar ao Encontro de Hamburgo
por Joe Diesendruck, Eng.
Homenagem ao Ing. Wolfgang Unger por seu pioneirismo e visão técnica.
Na Conferencia Internacional sobre Inovações em Compósitos para Cabines Aeronáuticas e Materiais Leves, um dos tópicos a ser discutido será sobre os avanços que estão sendo conseguidos na tecnologia de Miolos Espumados.
Dr.-Ing. Yves Klett, Lider do “Grupo de Sanduiche” do
Instituto de Desenho aeronáutico da Univeridade de Stuttgart e o Dr.-Ing.
Gregor Endres, Engenheiro de Pesquisa no grupo de Inovações da Airbus manterão um Workshop Interativo que
irá contrastar e comparar as 2 principais tendências – miolos espumados ou
miolos tipo “sanduíche”. Veja abaixo a entrevista prévia que concederam.
IQPC: Reduzir peso sem reduzir o conforto é tido como
sendo o desafio-chave em se tratando de projeto de cabines de aviões. Vocês
concordam? E o que pensam sobre o aumento do uso de compósitos nas cabines ser
a melhor maneira de alcançar esse objetivo?
IK: com certeza – não há outro caminho a seguir ! enquanto
as soluções já aprovadas são objeto de constante otimização, novos paradigmas
construtivos e maior integração funcional
agora podem ser conseguidos usando tecnologia de ponta aportada pelos
compósitos.
GE: Eu, de modo
geral, concordo. Especialmente, no caso
da acústica, em que a redução de peso gera um grande impacto no nível de ruído
dentro da cabine. Assim, reduzir peso com melhoria do conforto é realmente um
desafio. O aumento de utilização de compósitos ajuda na redução do peso total.
Por outro lado, a parte da redução pode vir a ser usada na melhoria do conforto
da cabine se integrada com elementos ativos de cancelamento de ruídos ou
tratamentos de isolamento térmicos.
IQPC: Com referencia
aos benefícios provenientes do uso de materiais leves – vocês acham que esses
materiais se pagam?
YK: Considerando que
o negócio de linhas aéreas ser um negócio de margens muito apertadas, o custo é
fator crucial e soluções mais caras tem que produzir benefícios substanciais. Uma das maneiras de se obter esses benefícios
é trabalhar com um sistema de design leve.
GE: é o mesmo com
todos os materiais; usados da forma correta no lugar correto, eles se pagam.
Forçar situações de uso em certas aplicações sempre gerará desvantagens.
IQPC: Como se pode maximizar o conforto dos passageiros
com um espaço mínimo. Pode mesmo o conforto dos passageiros ser melhorado
mediante o uso de compósitos.
YK: enquanto levarmos em consideração que a experiência do
usuário é o resultado da complexa interação
de uma multitude de fatores, o uso de composites pode ajudar a economizar
espaço – isso se a engenharia de produto cuidar para tirar o máximo proveito
dos materiais – por ex. usando um critério consequente de “fiber-fair design”.
GE: A tecnologia de
compósitos é uma enorme gama de tecnologia de materiais. Especialmente,
”estruturas híbridas” tais como sanduíches com os muitos matérias de miolo
disponíveis podem ajudar a melhorar o conforto do passageiro.
IQPC: Aonde vocês vêm os desenvolvimentos mais
interessantes no campo de tecnologia de compósitos e processos de produção?
YK: Entre outros, na produção automatizada de peças
compósitas utilizando tecnologia de preforma e o desenvolvimento de novos
miolos tipo “sanduiche” com perfís que contem interessantes propriedades.
GE: Uma das áreas aonde esperamos obter grandes resultados
sem duvida são nos “sanduíches”. A enorme gama de materiais miolo, com suas
propriedades específicas aliadas às técnicas de fabrico, por ex: as técnicas de
infusão prometem muito. Assim também,
novas técnicas de reforço de espumas combinando tolerancia a danos e propriedades
de isolação integradas ao design das partes.
IQPC: Como diferenciam seus trabalhos dos de outras
tecnologias competitivas?
YK: O objetivo de nosso desenvolvimento de miolos inovadores
tipo sanduíche é o de criar novas opções de design integrativo leve,
especialmente na área de aplicações multifuncionais e soluções complexas
customizadas usando o tipo sanduíche. Com nossa experiência única compreendendo
da etapa de design até ao ciclo de fabricação, podemos fazer em casa e testar
rapidamente novos protótipos.
IQPC: Finalmente, qual é sua maior expectativa quanto ao
evento deste ano?
YK: A possibilidade de fazer network com experts,
fabricantes e usuários finais e a oportunidade de introduzir novas ideias e
discutir novos caminhos e estratégias para que o estado-da-artes e mostre ainda
melhor.
GE: concordo, em especial pelas novas tecnologias e ideias
para darmos o passo além em construções aeronáuticas.
De parte da ECO-WOLF, Inc. apresentamos abaixo painéis
desenvolvidos na década passada pelo Ing. Wolfgang Unger e que incorporam
vários detalhes aqui abordados, a saber:
Fig. 1 – Painel com miolo espumado e manta estrutural em fibra e aço
Fig. 2 – Painel para divisória ultraleve, autoportante, com
miolo de cartão corrugado
Obrigado pelo continuado interesse e atenção - estamos sempre à disposição para discutir o seu projeto especifico.
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